Pular para o conteúdo principal

Como Plantar Pimenta

De notório sabor picante, utilizado para realçar receitas culinárias, a pimenta vermelha (Capsicum) também está ganhando fama entre as plantas ornamentais.

O brilho da pele colorida em contraste com o verde das folhas tem levado a pimenteira para dentro de casas, escritórios e outros ambientes. Cultivada em pequenos vasos, a planta tornou-se objeto de decoração de interiores muito apreciada.

Seu uso como condimento é o principal mercado, mas o interesse pela pimenta como ornamentação vem fazendo diferença nas floriculturas. A procura tem crescido e, hoje, é fácil encontrar vasos com pimenteira em residências e estabelecimentos comerciais.

Como Plantar Pimenta

Como Plantar PimentaUma de suas belezas está na mudança de cor durante o amadurecimento, que vai do verde, passa por tonalidades de laranja e se reveste de vermelho vivo.

Indícios apontam que ela é uma das mais antigas plantas cultivadas no continente americano. A história conta que, entre os maias, a prática comum era utilizar a pimenta como medicamento. Espalhadas pelo mundo no período do descobrimento de novas terras além-mar, a pimenta primeiramente caiu no gosto dos espanhóis e portugueses.

Por aqui, a iniciativa de agricultura familiar é a principal responsável pela expansão da área cultivada em vários estados. A pimenteira se adapta muito bem aos climas quentes. É sensível a baixas temperaturas e não tolera geadas. Por isso, deve ser cultivada nos meses de calor.

Há várias espécies de pimenta, com cores, formatos, tamanho e intensidade de sabor diferentes. Podem ser encontradas na forma alongada, arredondada, triangular e quadrada. Algumas chegam a ser adocicadas. Mesmo em vaso, o plantio pode ser para consumo próprio.

Como alimento, a pimenta tem seu lado nutritivo. Contém vitamina A e é excelente fonte de vitamina C e B, além de possuir boa quantidade de magnésio, ferro e aminoácidos. Ela também tem efeito emagrecedor ao acelerar o metabolismo do organismo de quem a consome.

Mas o motivo de adicioná-la como tempero nas refeições, sanduíches e salgadinhos, é mesmo pela ardência que provoca ao ser mastigada. O gosto forte do condimento está presente no caroteno, pigmentação que dá a cor vermelha à planta.


Como Plantar Pimenta: Informações Gerais

Solo: profundo, leve, fértil e bem drenado;
Clima: quente;
Área mínima: pode ser plantada em um vaso;
Colheita: 50 a 55 dias após a floração;
Custo: varia de 50 centavos a dois reais, de acordo com a variedade.
Como Plantar Pimenta: Plantio e Colheita

Início

Em todas as regiões do Brasil podem ser encontradas espécies de pimentas. As mais cultivadas no país são pimenta-de-bode, malagueta, de cheiro, cumari, dedo-de-moça e pimenta-do-reino. Para a ornamentação, escolha variedades de menor porte e cor vermelha. Em geral, as sementes são híbridas, como as cultivares gion red, pirâmide e espaguetinho ornamentais e grisu f-1.

Plantio

Os melhores solos para o cultivo da pimenteira são os profundos, leves, férteis e bem drenados. Quando plantada no campo, faça em sulcos de 30 a 40 centímetros de largura e 20 a 25 centímetros de profundidade, com uma distância de 80 centímetros. Para o plantio em vasos, a dica é comprar mudas de produtores experientes.

Covas

Há a necessidade de covas apenas para os cultivos nos quais não são feitos os sulcos. O tamanho delas varia de acordo com o tipo de embalagem – bandejas ou saquinhos – da muda, mas um padrão de medida utilizado é 20 x 20 x 20 centímetros.

Transplantio

Assim que as mudas apresentarem cinco folhas, ou atingirem dez centímetros de altura, pode ser feito o transplante para o campo ou vaso. Deve-se ter cuidado para não ferir as raízes ao retirá-las da embalagem. Após esse processo, irrigue regularmente as mudas, mas evite o encharcamento.

Cuidados

Na escolha de variedades, dê preferência às mais resistentes. Elas são uma das alternativas mais eficazes no combate às doenças que atacam a pimenteira. Uso de proteção nas mudas, controle adequado das plantas daninhas e aplicação correta de fungicidas e bactericidas registrados também ajudam a evitar doenças. As mesmas medidas podem ser utilizadas para impedir a presença de pragas na cultura.

Poda

Faça após o período de frutificação e no caso de colheitas contínuas. A prática deve ocorrer logo que a produção tenha cessado. A poda estimula o rebrotamento e a produtividade da planta.

Produção

A pimenteira pode produzir por vários meses, mas isso depende de condições favoráveis, como temperatura, fertilidade e variedade da espécie utilizada. Em geral, a colheita leva de 50 a 55 dias após a floração. Em locais de temperaturas mais elevadas, o desenvolvimento da pimenta é mais rápido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Plantar Acerola

A acerola (Malpighia emarginata ou Malpighia glabra), também conhecida popularmente como cereja-das-antilhas ou cereja-de-barbados, tem origem nas Antilhas, América Central e norte da América do Sul. Pertence à família das Malpighiaceae. O fruto nasce na aceroleira, que é um arbusto de até três metros de altura, cujo tronco se ramifica desde a base e cuja copa é bastante densa com pequenas folhas verde-escuras e brilhantes. Suas flores, de cor rósea-esbranquiçada, são dispostas em cachos e têm floração durante todo o ano. Após três ou quatro semanas, se dá sua frutificação. Por ser uma planta muito rústica e resistente, ela se espalhou facilmente por várias áreas tropicais, subtropicais e até semiáridas. A acerola, quando madura, tem uma variação de cor que vai do alaranjado ao vinho, passando pelo vermelho. Esta coloração é resultado da presença de antocianinas, especialmente pelargonidina e malvidina. Valor Nutritivo da Acerola A acerola é uma excelente fonte de vitamina C (...

Como fazer uma Horta Caseira

Temperos e hortaliças viçosos sempre à mão. Como conseguir isso sem precisar ir ao mercado ou à feira mais próxima, o que nem sempre é garantia de produtos frescos? Uma boa solução é cultivar uma pequena horta caseira. Fácil de montar e de manter, uma mini-horta é uma excelente opção para quem não tem muito espaço em casa ou mora em apartamento. Ela pode ser cultivada em jardineiras ou vasos em uma sacada ou até mesmo na área de serviço. Produtos cultivados em casa são mais saudáveis e saborosos, pois além de serem colhidos na hora, você sabe como foram cuidados. Horta Caseira: decida o que plantar Horta Caseira: Saiba Como Fazer Manjerona, alecrim, tomilho, segurelha, orégano, salsa, cebolinha, hortelã… Todos esses temperos podem ser cultivados em vasos ou em jardineiras – ensina Nunes. Também é possível plantar hortaliças e até pimenteiras. Para escolher, é preciso primeiro avaliar o espaço disponível. Se for muito reduzido, talvez seja melhor optar apenas por alguns temp...

Como Plantar Manga

A manga é o fruto da mangueira (Mangifera indica L.), árvore frutífera da família Anacardiaceae, nativa do sul e do sudeste asiáticos desde o leste da Índia até as Filipinas, e introduzida com sucesso no Brasil, em Angola, em Moçambique e em outros países tropicais. O nome da fruta vem da palavra malayalam manga e foi popularizada na Europa pelos portugueses, que conheceram a fruta em Kerala (que conseguiram pelas trocas de temperos). A manga é a fruta nacional da India, Filipinas e Paquistão. São encontradas menções a ela em canções do século IV em poemas escritos em sânscrito, por poetas como Kalidasa. Se acredita ter sido provada por Alexandre, o Grande (século 3 aC) e o peregrino chinês Hieun Tsang (7 º século dC). Mais tarde, no século 16, o imperador mogol, Akbar plantou 100.000 árvores de manga em Darbhanga, Bihar em um lugar agora conhecido como Lakhi Bagh. Como Plantar Manga A manga é uma das frutas mais procuradas no mundo. A procura tem aumentado bastante nos merca...